Em época de verão, você com certeza está pensando em ficar mais bonita ou bonito. Só que sempre dá aquele medinho de fazer uma cirurgia plástica e ter que passar pelo período pós-cirúrgico. Como será a recuperação? Eu vou poder aproveitar ainda esse verão?

O tempo de recuperação e o nível de desconforto varia muito de procedimento para procedimento e de paciente para paciente, e algumas dicas podem fazer o período de recuperação mais bem sucedido em quase qualquer situação. Confira estas dicas para seu próximo procedimento cirúrgico, garantindo um pós-operatório sem dor ou complicações.

Início Saudável

A melhor maneira de garantir um bom resultado após a cirurgia é ir para o procedimento no estado mais saudável possível. Alguns médicos aconselham os pacientes a:

  • Parar de fumar muitas semanas antes da cirurgia.
  • Seguir uma dieta saudável e exercitar-se regularmente para manter seu corpo forte e com um peso ideal.
  • Fazer um check-up completo para garantir que seu corpo esteja saudável o suficiente para a cirurgia.
  • Eliminar a cafeína e o álcool antes do procedimento.
  • Organizar sua vida em casa, tanto quanto possível antes da cirurgia, para que você possa se concentrar na recuperação depois.

Ao preparar sua mente, corpo e ambiente para o período de recuperação que você vai ter pela frente, você vai poder se concentrar em ajudar seu corpo a curar rapidamente e com sucesso após o procedimento.

Ter um bom apoio

A maioria dos médicos quer que seus pacientes tenham assistência em casa por 24-72 horas após um procedimento cirúrgico. Isso permite que você possa descansar e se recuperar, enquanto outra pessoa é responsável por preparar sua comida e mantê-lo confortável durante o tempo de recuperação imediata. Muitos pacientes se deparam também com um nível de depressão pós-cirúrgica, em parte por causa da dor, inchaço e hematomas que é típico imediatamente após o procedimento.

Siga as instruções

Médicos dão aos pacientes instruções completas após a cirurgia plástica, e essas instruções devem ser seguidas, tanto quanto possível para obter melhores resultados. As instruções podem incluir analgésicos que podem ser tomados quando necessário, o uso de gelo para controlar o inchaço e restrições à sua atividade física. Os médicos também oferecem conselhos sobre como manter a área cirúrgica limpa e promover a cicatrização da incisão.

Proteja a sua pele

Uma vez que você começar a se aventurar ao ar livre após a cirurgia, é muito importante proteger adequadamente sua pele dos raios UV prejudiciais do sol. Use um protetor solar que contém um FPS mínimo de 15 e usar um chapéu sempre que possível. Nunca deixe sua casa sem proteção adequada e tente evitar exposição ao sol durante os períodos mais quentes do dia. A exposição ao sol pode fazer cicatrizes mais visíveis e dificultar o processo de cicatrização.

Assegurar uma recuperação completa após a cirurgia plástica envolve tomar o tempo para cuidar de si mesmo e seguir as instruções do seu médico. Com descanso e cuidado suficiente, o seu procedimento plástico será mais confortável e bem-sucedido e você estará pronta para aproveitar esse verão!